Resistência dos pomares de citros depende do equilíbrio nutricional

Publicado em 13/06/2017 15:27
Indução natural dos mecanismos de defesa da planta auxilia no desenvolvimento do cultivo

Os pomares de citros estão constantemente submetidos a fatores estressantes (clima, temperatura, deficiências nutricionais, pragas e doenças) que impactam no desenvolvimento do cultivo e podem refletir em perda de área foliar e, até mesmo, na redução de produtividade e qualidade de seus frutos. Para minimizar esses efeitos, o citricultor deve estar atento aos cuidados no manejo para favorecer os mecanismos de defesa natural da planta.
 
No município de Aguaí (SP), o produtor Dorival Fortes conta que, em algumas épocas do ano, a falta de água acomete a região, o que pode diminuir a vida útil do pomar. "Com o estresse, a cultivo fica mais abalado. Se a planta for forte e se ela estiver bem nutrida e bem cuidada, a chance de produzir mais frutos por pé, com melhores tamanhos, é maior", afirma.
 
Segundo o engenheiro agrônomo Marcos Revoredo, gerente técnico especializado em hortifruti da Alltech Crop Science, é possível ajudar para que venha a induzir essa resistência nas plantas de citros de forma natural. "As soluções nutrem a planta de maneira a auxiliar os mecanismos de defesa, e ao mesmo tempo são compostas de aminoácidos e nutrientes-chave, como cobre e zinco, que complementam a nutrição da planta para promover esse balanceamento fisiológico", explica.
 
Para superar os fatores estressantes, o especialista ainda destaca o manejo na fase reprodutiva do citros, que auxilia no incremento do número de frutos e na padronização de seus tamanhos. "A aplicação de aminoácidos, nutrientes e extratos de plantas, via foliar, vão promover um melhor balanceamento hormonal do vegetal. Consequentemente, o cultivo vai ficar mais equilibrado e menos estressado com os fatores ambientais, promovendo assim o melhor desenvolvimento do citros", complementa.
 
Na propriedade de Fortes, esse tratamento passou a ser utilizado na safra 2015/16, e os resultados foram positivos, segundo o produtor. "Percebi melhor qualidade e quantidade. Os frutos ficaram ótimos, não deixaram nada a desejar. As soluções nos auxiliaram a aumentar, em média, 60 kg por planta. A laranja cresceu em tamanho de mercado, com padronização perfeita", finaliza.
 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Alltech

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário