Hortifrútis ‘de inverno’ têm queda de preços na Ceasa Campinas

Publicado em 27/07/2017 14:30

Quinze dos 16 principais produtos hortifrutigranjeiros sazonais comercializados na Ceasa Campinas registraram queda de preço em julho, em comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo levantamento da equipe técnica do Mercado Hortifrutigranjeiro da Ceasa Campinas. Sete desses produtos tiveram suas cotações abaixadas em níveis significativos: mamão (-9,90%), maçã (-45,13%), batata inglesa (-58,84%), batata-doce (-20,09%), maracujá (-31,76%), mandioquinha (-36,14%) e abóbora (-62,40%), que teve a maior queda. Dos 16 produtos, apenas a mandioca registrou alta de preço (42,85%).

Os demais produtos que completam a relação - morango, tangerina, abacaxi, atemoia, figo roxo, repolho, abobrinha e chuchu – também tiveram redução de preço (veja relação abaixo). “Neste ano, as condições climáticas são mais favoráveis do que no ano passado. Isso propicia uma maior oferta de vários produtos de grupos diferentes de hortaliças e frutas, com a consequência de queda de preço, devido à concorrência direta na demanda desses produtos pelo consumidor”, explica o coordenador do Mercado Hortifrutigranjeiro da Ceasa Campinas, Márcio Lima. 

“Alguns produtos estão com preços mais baixos motivados pela relação oferta e procura, na maioria dos casos, em razão da maior presença nessa época, como o morango e a tangerina. Outros, pelas mesmas razões, seguem com preços menores, porém tiveram suas cotações abaixadas em níveis surpreendentes quando comparados às médias de 2016, fazendo dessas frutas e legumes verdadeiras oportunidades para a economia do consumidor”, avalia Ricardo Munhoz, engenheiro agrônomo da Ceasa. Ele ressalta, porém, que tratam-se de preços de atacado, ou seja, da Ceasa para o comércio varejista, que segue outros critérios para determinar os preços dos produtos vendidos.

Sazonalidade 

A sazonalidade é uma característica natural de todas as frutas, verduras e legumes. Sazonal é um adjetivo que se refere ao que é temporário, ou seja, que é típico de determinada estação ou época. Com o avanço da tecnologia, os alimentos são produzidos em épocas diferentes, porém, os alimentos sazonais sãos mais saborosos e nutritivos.

Também é um fator muito importante para determinar o preço dos produtos. Alimentos cultivados fora de época são mais difíceis de serem produzidos e rendem menos do que em sua época certa e, consequentemente, o preço aumenta pela baixa demanda.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Ceasa Campinas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário