Batata: Paraná bate recorde de produtividade

Publicado em 19/12/2017 15:23

Produtores de batata de Ponta Grossa e Curitiba (PR) registraram retomada da produtividade nas lavouras locais na segunda semana de dezembro – e os níveis já atingem patamares bastante superiores à média histórica, ficando entre 35 e 40 toneladas por hectare, volume recorde para a região.

Devido à escassez de chuva entre agosto e setembro, a produtividade das lavouras foi reduzida entre 10% e 15% de seu potencial. Os atrasos do calendário na época de plantio, em função da falta de chuva, também causaram maior concentração de oferta na segunda quinzena de dezembro, o que contribuiu para que os preços não se elevassem, mesmo com o encerramento da safra de inverno. 

A colheita da batata na temporada das águas 2017/18, no Sul, deve continuar em ritmo acelerado até a primeira semana de janeiro, quando a oferta começa a se reduzir.

Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Recebimento de cacau cresce em 2026 no Brasil, mas moagem segue pressionada por volatilidade
Superávit global de cacau é revisado para 247 mil t em 2025/26, com El Niño pressionando o próximo ciclo
Uva/Cepea: Brasil abre mercado inédito de exportação no Azerbaijão
Mandioca/Cepea: Com demanda industrial firme, preços resistem à maior oferta
HORTI RESENHA #140 - Polinização é um dos principais gargalos no cultivo da abóbora japonesa
Programa de fomento do açaí inicia adesão de produtores no Pará