Cientistas desenvolvem banana resistente ao Mal-do-Panamá

Publicado em 16/01/2018 13:56

A banana é a fruta preferida pelo brasileiro e uma das mais cultivadas no país. Entretanto, uma doença que ataca os bananais de todo o mundo pode colocar o cultivo da fruta em perigo. O mal-do-Panamá, também conhecido como murcha de Fusarium ou fusariose da bananeira é considerada a doença mais devastadora da cultura, causando rachadura e manchas no caule, além de quebra e amarelamento das folhas. Até o momento, os esforços para controlar a infestação causada pelo fungo Fusarium oxysporum f. sp. Cubense, que pode sobreviver no solo por até 40 anos, concentraram-se na aplicação de defensivos agrícolas e em técnicas especificas de manejo. Entretanto, essas iniciativas são apenas paliativas, não uma solução definitiva.

Esse problema que parecia não ter solução pode estar com seus dias contados graças a pesquisadores da Universidade de Tecnologia de Queensland, na Austrália. Cientistas desenvolveram uma banana geneticamente modificada (GM) que é resistente ao fungo. Nos testes realizados entre 2012 e 2015 em um solo altamente contaminado, uma das plantas que recebeu um gene de uma variedade selvagem da própria banana mostrou-se imune ao mal-do-Panamá e outras três revelaram bastante resistência. A pesquisa foi publicada na edição de novembro da revista científica Nature Communications.

Um dos responsáveis pelo estudo, o professor Centro de Culturas Tropicais da Universidade James Dale, afirma que a descoberta é um passo adiante na tentativa de proteger a banana Cavendish – variedade que inclui a Nanica –, fruta que movimenta um mercado global de US$ 12 bilhões em exportações. “Os resultados nos mostram que chegamos a uma variedade resistente ao fungo e que, uma vez aprovada, poderá ser plantada nos países que autorizarem seu cultivo”, revela o professor Dale.

Os cientistas agora vão fazer mais testes com as quatro variedades que demonstraram resistência. Ao final dessa etapa, que deve durar cinco anos, será possível avaliar a produtividade de aproximadamente 9 mil bananeiras GM.

Fonte: CIB

NOTÍCIAS RELACIONADAS

IFPA promoverá debate estratégico sobre inovação, consumo e logística para um FFLVO mais lucrativo
3ª Fruit Attraction São Paulo projeta até R$ 1,5 bilhão em negócios e amplia exportações brasileiras
Emater-MG promove Circuito Frutificaminas em quatro municípios do Vale do Rio Doce
Fruticultura brasileira ganha reforço com aplicação de bioinsumos e ampliam eficiência no manejo das lavouras
Preços do cacau caem após ganhos recentes, café sobe
Sonho do Brasil de ter lavouras de cacau em escala fica distante após queda do preço