Banana: Embarques para a Argentina diminuem

Publicado em 06/06/2018 11:15

As exportações brasileiras de banana para a Argentina vêm diminuindo nos últimos anos. Sendo este país, juntamente com o Uruguai, um dos maiores importadores da fruta nacional, o resultado tem influenciado negativamente nos embarques do Brasil. Segundo a Secex, os envios brasileiros para a Argentina se reduziram em 51% na última década (2017 x 2008).

O principal motivo pode ser a maior inserção da banana paraguaia no mercado sul-americano. Nos últimos anos, o governo do Paraguai vem investindo na bananicultura, visando as exportações de frutas com qualidade – esta, inclusive, aumentou a demanda sul-americana por sua banana e, consequentemente, animou alguns produtores quanto ao investimento em área produzida. Como resultado, este país tem sido, até mesmo, um grande concorrente do Equador nas exportações para a Argentina.

O Equador é o principal fornecedor de banana para a Argentina, sendo esta fruta a mais comprada pelo país sul-americano. Em 2016, de acordo com o Observatório Econômico do MIT, a Bolívia foi o segundo maior fornecedor de banana a Argentina, seguido por Paraguai e Brasil. Os dados deste centro indicam, também, que o Paraguai superou os envios brasileiros apenas em 2015.

Vale lembrar que, recentemente, a entrada de frutas equatorianas foi liberada no Brasil, preocupando produtores brasileiros. Contudo, visando diminuir a competitividade com os bananicultores locais, o Equador deve entrar no mercado com uma proposta diferente – trazendo bananas de elevados padrões, para um mercado premium no País.

De acordo com a AEBE (Associação dos Exportadores de Banana do Equador), foram descarregadas, em 18 de maio, cerca de 1.144 caixas com 43 quilos cada, no porto de Santos. Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, a entrada ocorreu em período estratégico – quando as baixas temperaturas geralmente reduzem a produtividade dos bananais brasileiros.

Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário