Tomate: Indústria deve concluir 85% da safra até o final de agosto

Publicado em 26/07/2018 09:01

Ao contrário de anos anteriores, o transplantio de tomate rasteiro para indústria se iniciou mais tarde, em março, para evitar o clima muito quente e úmido dos primeiros meses de 2018. As últimas mudas de tomate foram transplantadas entre junho e julho, como de costume. As atividades de colheita, por sua vez, começaram no mês passado e a previsão é de que, até o final de agosto, 85% da produção tenha sido colhida.

A produtividade vem sendo boa, assim como em 2017, e a expectativa é de que os patamares médios possam chegar aos mesmos níveis do ano passado em Goiás e no Norte de Minas Gerais, já que não há precipitações em excesso. Se os dados realmente se consolidarem, mesmo com a redução de área cultivada neste ano, bons níveis de estoque devem ocorrer em 2019 – freando um possível aumento de área e de importações para o próximo ano.

No primeiro semestre de 2018, o volume de polpa importado, de acordo com dados da Secex (Secretaria de Comércio Exterior), foi de 13,6 mil toneladas, 20% menor que no ano passado (16,9 mil toneladas). Além de elevados estoques, este recuo também está relacionado à alta do dólar neste ano.

Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br

 

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Contratos futuros do cacau caem quase 10% na semana
Mamão/Cepea: Abril fecha com queda nas cotações do havaí
Cenoura/Cepea: Desafios na qualidade: preços ficam estáveis em MG, apesar da oferta limitada
Manga/Cepea: Após queda expressiva, preço da tommy mais que dobra na semana
Evento com participação do Mapa propõe debate sobre estratégias para reforçar inovação e sustentabilidade no cultivo do cacau