Mamão: Chuvas ficam abaixo do esperado em agosto

Publicado em 03/09/2018 14:26

Em agosto, baixos níveis de precipitações foram observados nos principais polos produtores de mamão – com exceção do Norte do Espírito Santo. No período, a cidade de Linhares (ES) registrou volume de 63 mm até o dia 30 de agosto, valor acima do esperado para a normal climatológica daquele mês, de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Ainda assim, as chuvas não prejudicaram a qualidade do mamão na região capixaba.

Naquele período, houve relatos de que a baixa umidade impediu maiores aparições de doenças fúngicas na maioria das lavouras acompanhadas pelo Hortifruti/Cepea. Porém, caso o cenário permaneça, a disponibilidade de água em reservatórios poderá diminuir – já que as chuvas, mesmo que positivas no começo do ano, não reverteram o cenário hídrico, em especial nas praças nordestinas – o que pode servir de alerta aos produtores.

Além disso, com o clima mais seco e quente, uma maior incidência de ácaros poderá ser observada, assim como o "abortamento" das flores e a maior aparição de frutos carpeloides (deformados).

Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cacau recupera terreno, mas termina semana com queda de 23%
Mamão/Cepea: Depois de praticamente escassa, oferta de havaí volta a aumentar
Batata/Cepea: Após semana de queda, preços voltam a subir devido às chuvas
Tomate/Cepea: Maturação é mais controlada, e preço sobe nos atacados
Manga/Cepea: Mais uma semana de alta nas cotações do Vale