Melão: Safra começa em menor ritmo

Publicado em 09/10/2018 17:25

As exportações de melão da temporada 2018/19 se iniciaram com ritmo lento em agosto, no Rio Grande do Norte/Ceará. Assim, o volume embarcado da fruta foi 37% inferior na parcial da safra (agosto e setembro), em relação ao mesmo período da temporada anterior, totalizando apenas 26 mil toneladas, de acordo com dados da Secex (Secretaria de Comércio Exterior). A receita adquirida foi ainda menor (-41%), com arrecadação de US$ 19 milhões.

Neste mesmo período, alguns dos principais destinos (como Holanda, Inglaterra e Espanha) reduziram os pedidos de melão brasileiro e foram, consequentemente, os maiores responsáveis por esta queda nos embarques nacionais. Com isso, a Europa – principal consumidora da fruta – importou menos da metade do volume do ano passado.

Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, a safra espanhola pode ter sido um dos motivos para o ocorrido, uma vez que seu atraso e a elevada produção causaram saturação do mercado europeu no início das exportações brasileiras. Vale ressaltar, ainda, que frutas concorrentes (como a melancia) vêm ganhando espaço no mercado internacional, atraindo maior atenção dos consumidores locais.

Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário