Batata: Vender para a indústria é a saída aos produtores?

Publicado em 05/11/2018 12:37

Sem dúvida, vender à indústria é uma das alternativas que o produtor de batata pode buscar para enfrentar anos de baixos preços do mercado fresco, já que muitas vezes os valores são mais estáveis e pré-fixados. Vale lembrar que a crise de preços dos últimos dois anos não é novidade no mercado in natura da bataticultura – ela faz parte do ciclo de alta e de baixa desse segmento. O assunto foi abordado no Especial Batata 2018, da revista Hortifruti Brasil.

Ainda assim, a indústria não é uma alternativa para todos os perfis e regiões produtoras, tendo em vista que nem sempre o agricultor tem escala ou está no raio de atuação de uma processadora. Avaliando a rentabilidade média do segmento in natura versus indústria nos últimos dois anos, observa-se que a produção para a indústria de batata pré-frita, por exemplo, não alcança as margens de lucro que o segmento in natura pode obter, mas também não gera os prejuízos que este último enfrentou nos períodos recentes. Em 2017, os custos de produção de batata pré-frita para a indústria foram de R$ 42,52/sc de 50 kg, enquanto que os preços em contrato estiveram, em média, a R$ 50,00/sc.

Assim, no geral, a avaliação dos agricultores entrevistados que produzem tanto para o mercado in natura quanto para a indústria é positiva. Para saber mais sobre as vantagens e desvantagens de se apostar neste segmento, acesse o conteúdo completo da Hortifruti Brasil, clicando aqui.

Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário