Cenoura: Queda nos custos contribui para rentabilidade positiva em 2018

Publicado em 22/11/2018 10:20

A safra de inverno de cenoura em São Gotardo (MG) está caminhando para o final. Colaboradores do Hortifruti/Cepea afirmam que, no próximo mês, as primeiras variedades de verão já serão colhidas – ocorrendo, portanto, sobreposição entre as duas safras.

Do início da temporada, em agosto/18, até o momento, a média dos preços da caixa de 29 kg da cenoura "suja" é de R$ 16,45, valor 86,6% acima das estimativas de custos de produção. Assim, os preços médios estão em patamares similares aos do mesmo período do ano anterior, enquanto os custos unitários estão 6,7% mais baixos – resultado da maior produtividade (3,9% superior no período).

A melhor produtividade, por sua vez, é resultado do clima positivo e do bom manejo das cenouras. Produtores acreditam que, dentre outros fatores, subsolagens mais profundas tenham melhorado as condições físicas para o desenvolvimento das raízes neste ano. O melhor controle fitossanitário, com avanços no monitoramento de pragas e doenças, também colaborou para os ganhos em rendimento e qualidade.

Por outro lado, as chuvas em excesso já começam a preocupar os produtores da região mineira, uma vez que há incidência de nematóides nas lavouras.

Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário