Tomate: Safra de verão se inicia em algumas praças

Publicado em 28/11/2018 14:43
46 exibições

As regiões de Itapeva (SP), Venda Nova do Imigrante (ES) e Nova Friburgo (RJ) iniciaram a colheita das primeiras roças de tomate da safra de verão 2018/19. Reserva (PR) está se preparando para entrar no pico de colheita das roças "do cedo", que deverão se encerrar no início de janeiro. A retomada dos trabalhos na região paranaense ocorrerá em março, cerca de 30 a 40 dias após a primeira parte da temporada de verão.

Até o momento, os trabalhos de campo e o desenvolvimento das plantas e frutos nas lavouras de Itapeva e Venda Nova estão ocorrendo sem problemas, de forma que são esperadas boas produções. Porém, em Reserva, a produtividade está mais baixa devido à grande variação de temperatura, o que acabou causando abortamento de flores – enquanto as chuvas intensas acarretaram em doenças fúngicas e bacterianas.

Em Venda Nova do Imigrante, como as regiões da safra de verão têm clima mais ameno, os tomates estão menos manchados se comparados aos das regiões quentes da temporada de inverno. O mesmo ocorre em Itapeva, onde os primeiros frutos colhidos estão atendendo às demandas do consumidor, pois estão limpos e graúdos – e, de acordo com produtores, não há problemas sérios com doenças e pragas no campo.

Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br

Tags:
Fonte: Cepea/Hortifruti

Nenhum comentário