Mamão: Rentabilidade do havaí pode seguir positiva em dezembro

Publicado em 03/12/2018 16:46

Para dezembro, produtores esperam que a rentabilidade unitária do mamão havaísiga positiva, assim como nos demais meses de 2018. Isso porque, apesar da demanda enfraquecida no período (devido à maior procura por frutas de caroço), a menor disponibilidade da variedade nas principais regiões produtoras pode assegurar preços favoráveis. Este cenário também poderá ser observado para o formosa, caso o leve aumento da oferta não pressione fortemente as cotações.

Na parcial deste ano (janeiro a outubro), o mamão havaí foi vendido à média de R$ 1,25/kg no Sul da Bahia, valor 84% superior ao custo estimado para a produção de um quilo da fruta. Vale destacar que estes bons resultados foram observados mesmo com o aumento do custo de produção no período – em decorrência da alta do dólar, do tabelamento do frete, da maior incidência de viroses e da maior aplicação de fungicidas.

Ressalta-se ainda que, de acordo com colaboradores do Hortifruti/Cepea, o melhor retorno financeiro da variedade havaí não deve estimular grandes investimentos na cultura para 2019, visto que a produção se reduziu neste ano e a rentabilidade negativa do ano passado descapitalizou boa parte dos produtores.

Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Contratos futuros do cacau caem quase 10% na semana
Mamão/Cepea: Abril fecha com queda nas cotações do havaí
Cenoura/Cepea: Desafios na qualidade: preços ficam estáveis em MG, apesar da oferta limitada
Manga/Cepea: Após queda expressiva, preço da tommy mais que dobra na semana
Evento com participação do Mapa propõe debate sobre estratégias para reforçar inovação e sustentabilidade no cultivo do cacau