Melão: Nem a demanda de fim de ano recupera as exportações

Publicado em 18/12/2018 13:38

As exportações brasileiras de melão caíram consideravelmente na parcial da safra 2018/19 (agosto a novembro/18). Isso porque, enquanto os primeiros embarques para a União Europeia foram limitados pelo atraso da colheita espanhola (principal fornecedora), os envios brasileiros não se recuperaram nos meses seguintes. Em novembro, por exemplo, quando o volume de melão brasileiro deveria aumentar no bloco, por conta das festividades de fim de ano, o cenário não ocorreu.

Assim, entre agosto e novembro/18, o Brasil exportou apenas 86 mil toneladas de melão para a União Europeia, valor 26% inferior ao do mesmo período da campanha passada, de acordo com a Secretaria de Comércio Exterior (Secex). Destaque, ainda, para os principais importadores da fruta brasileira no bloco, os quais reduziram significativamente o consumo do melão nacional: Espanha (-17%), Reino Unido (-31%) e Holanda (-31%).

De acordo com notícia veiculada pelo portal Fresh Plaza, o menor consumo do melão na União Europeia se deve, em parte, ao varejo, que vem mantendo os preços elevados, mesmo com a boa oferta. Este desaquecimento das vendas, segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, apenas pode ser controlado por alguns exportadores brasileiros, que fecharam contratos no início da safra – com estimativas de preços mínimos e de programação dos embarques.

Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário