Cebola: Chuva afeta colheita e qualidade em SC

Publicado em 18/01/2019 12:54

As roças de cebola em Santa Catarina foram novamente atingidas por chuvas, que reduziram o ritmo de colheita nesta semana (14 a 18/01). A região mais afetada pelas precipitações foi Lebon Régis, pois ainda há expressivo volume nas roças. Segundo colaboradores, as hortaliças ainda não apresentam problemas fitossanitários significativos, porém, com o tempo, a incidência de bactéria e fungo pode prejudicar os bulbos.

Já em Ituporanga, as altas temperaturas, juntamente com a elevada umidade, impulsionaram a ocorrência de bico d’água nas últimas semanas. Em alguns casos, ocorreu descarte de parte da mercadoria. As cebolas que foram colhidas a partir do dia 15 de dezembro do ano passado apresentam maiores problemas em relação à qualidade, devido às adversidades climáticas no período de desenvolvimento e retirada das cebolas nas roças.

A variedade mais afetada, segundo colaboradores, é a crioula; já as cebolas bola precoce (já armazenadas) possuem melhor qualidade, uma vez que no processo de colheita o clima estava favorável. A média dos preços em Ituporanga ficou em R$ 1,55/kg da cebola na roça, aumento de 2,6% frente à semana anterior.

Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário