Cenoura: Janeiro é marcado por bons preços

Publicado em 28/01/2019 14:36

O mês de janeiro está se encerrando com preços satisfatórios aos produtores de cenoura em todas as regiões acompanhadas pelo Hortifruti/Cepea. A cotação média nacional da caixa de 20 kg do tipo "AAA" – padrão de mercado – na parcial do mês (até o dia 25), é de R$ 40,42, valor 176% superior à estimativa de custo de produção (R$ 14,62).

Esse comportamento do mercado é resultado da menor oferta neste início da temporada de verão (2018/19). O excesso de chuvas, no final de 2018, acarretou em problemas fitossanitários nas lavouras – em especial, em São Gotardo (MG), principal região produtora de cenoura. Além disso, houve recuo da área nacional nesta safra, o que contribui para a redução do volume disponível.

A produtividade também ficou limitada no período, pois as variedades de verão comumente alcançam menor rendimento e o clima atual (quente e úmido) é desfavorável à produção.

Já para fevereiro, a expectativa é de que os preços recuem, visto que, a partir da segunda quinzena de janeiro, a oferta começou a se elevar – e os preços, consequentemente, recuaram. O motivo é que a safra de verão está ganhando ritmo e se intensificará em fevereiro, contribuindo para o aumento do volume nacional.

Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário