Secretaria da Agricultura do RS inicia coleta de amostras de uva da safra 2019

Publicado em 30/01/2019 15:40

Os fiscais da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural iniciaram este mês as coletas de amostras de uva da safra 2019. Essas amostras estão sendo enviadas para o Laboratório de Referência Enológica Evanir da Silva (Laren), em Caxias do Sul, para a elaboração de vinhos genuínos em pequena escala. Esses vinhos servem como referência para comparação aos vinhos comerciais que são analisados no Laren, coletados em ações fiscais no comércio, trânsito e nas vinícolas, além de amostras originárias de prestação de serviços.

“Esse trabalho existe no laboratório desde 2004, coletando amostras de todas as regiões produtoras de uvas no estado, constituindo o único banco de dados de vinhos genuínos do Rio Grande do Sul”, explica a chefe da Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal da Secretaria, Fabíola Lopes.

Até março, quando se encerra o período da safra, serão coletadas 280 amostras de propriedades diferentes, totalizando 42 variedades de uvas. Os vinhos genuínos levam em torno de seis meses para ficar prontos.

Fonte: Sec. de Agricultura do RS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mandioca/Cepea: Preços têm comportamentos distintos entre regiões
Contratos futuros do cacau caem quase 10% na semana
Mamão/Cepea: Abril fecha com queda nas cotações do havaí
Cenoura/Cepea: Desafios na qualidade: preços ficam estáveis em MG, apesar da oferta limitada
Manga/Cepea: Após queda expressiva, preço da tommy mais que dobra na semana