Pelotas sediará abertura da colheita da uva neste final de semana

Publicado em 01/02/2019 08:14

Neste domingo (03/02) acontecerá a 9ª Abertura da Colheita da Uva de Pelotas, às 16h, na propriedade de Rafael Boher, na colônia São Manoel, no interior do município. A abertura oficial será antecedida pelo início das vendas de uvas e seus derivados, às 13h30. A tradicional atividade do calendário rural pelotense trará este ano uma novidade para o público: a degustação da fruta diretamente no parreiral. Também haverá atrações gastronômicas, agroindústrias, artesanato, mateada e apresentação musicais. O encerramento ocorrerá às 20h. 

O intuito da iniciativa, de acordo com o extensionista do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Pelotas, Rodrigo Prestes, é apresentar à comunidade o resultado final da produção, para divulgar não só a qualidade da fruta, como o potencial produtivo do município para a viticultura.

- A ocasião ressaltará o aspecto técnico, de promoção do cultivo entre os produtores que visitam o evento, através da demonstração de estufas, pomares e orientações técnicas, atestando que a viticultura pode ser conciliada com outras culturas e apresenta-se como uma relevante alternativa de renda -, assegurou o extensionista. 

O evento faz parte das estratégias das instituições do setor para explorar o potencial econômico do cultivo de viníferas na região, fomentando a uva de mesa e para agroindústria, uma vez que, segundo Prestes, - por anos a fruta foi produzida na região majoritariamente para consumo próprio das famílias, no fundo dos quintais -.

Supersafra

Aproximadamente 35 produtores rurais de Pelotas impulsionam suas atividades com o cultivo de uva das variedades de mesa Niágara Rosa e Izabel, e a Bordô, que é própria para a fabricação de sucos e vinhos. Neste ano, o grande número de horas de frio no inverno e a pouca ocorrência de chuva no período de formação da fruta no município, são fatores que se somaram para indicar que a uva terá uma supersafra, com um acréscimo de cerca de 10% a 15% em relação ao ano passado, quando a produção girou em torno de 1,4 milhão de toneladas. A safra é direcionada ao abastecimento do mercado local e da região, apresentando qualidade na produção e facilidade na comercialização. 
A 9ª Abertura da Colheita da Uva de Pelotas é promovida pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Rural (SDR), Emater/RS-Ascar, Embrapa Clima Temperado, Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Emater/RS-Ascar

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário