Tomate: Apesar de desvalorização, rentabilidade média de Caçador é positiva

Publicado em 18/02/2019 13:43

A colheita de tomate na praça de Caçador (SC) segue intensa neste mês, devendo ofertar cerca de 25% da produção local no período. O pico de safra ocorreu em janeiro (35%) – e, entre dezembro e o primeiro mês deste ano, os preços ficaram na média R$ 26,44/cx, 24% acima das estimativas de custos de produção, as quais fecharam a R$ 21,25/cx.

Apesar do cenário geral positivo, houve disparidade na rentabilidade dos produtores, devido ao rendimento das lavouras. Em média, as produtividades foram de 310 cx/mil plantas. Porém, alguns agricultores obtiveram resultados inferiores a 200 cx/mil plantas, de forma que os custos unitários se tornaram maiores e, consequentemente, impactaram a remuneração.

CLIMA – Segundo colaboradores, o maior problema foi o calor acima da média, o qual prejudicou o desenvolvimento das plantas, reduziu o número frutos e, também, seu calibre – dificultando a comercialização. Ainda, as fortes chuvas no início da safra comprometeram a qualidade dos tomates (gerando manchas) e aumentaram a incidência de bactérias em algumas roças, as quais foram controladas posteriormente, com o clima mais firme. As altas temperaturas também aceleraram a maturação dos tomates, encurtando o ciclo da cultura.

Para os produtores que conseguiram produtividade e qualidade acima da média, portanto, a rentabilidade foi positiva. Espera-se, conforme colaboradores do Hortifruti/Cepea, que boa parte das lavouras de Caçador já tenha encerrado as atividades até o início de março. Isto, associado à menor intensidade de colheita na maioria das praças da safra de verão, deve resultar em alta das cotações no próximo mês.

Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário