Alface: Rompimento da barragem afeta produção em MG

Publicado em 19/02/2019 12:13

Mais de três semanas após do rompimento da barragem em Brumadinho (MG), produtores de Mário Campos, região localizada a 25 km da área afetada, estão enfrentando problemas com falta de água. Os resíduos atingiram diversos mananciais, dentre eles o Rio Paraopeba, responsável por abastecer grande parte dos produtores de alface. Além disso, há risco de contaminações nos solos e no abastecimento de água, o que deve dificultar a produção nas cidades do entorno.

Em decorrência disso, as atividades foram paralisadas em muitas hortas e a oferta das folhosas ficou bastante escassa, acarretando em compras de mercadorias do Rio de Janeiro para abastecer a região mineira. Produtores consultados pelo Hortifruti/Cepea relatam que os prejuízos decorrentes da tragédia são grandes.

Além disso, há dificuldade na padronização de preços de comercialização das alfaces – os quais, em sua maioria, são baseados nos valores dos mercados do RJ. A perspectiva futura é de que os preços permaneçam elevados, tendo em vista que os problemas não devem ser sanados rapidamente e considerando-se a redução da área destinada às alfaces.

Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Contratos futuros do cacau caem quase 10% na semana
Mamão/Cepea: Abril fecha com queda nas cotações do havaí
Cenoura/Cepea: Desafios na qualidade: preços ficam estáveis em MG, apesar da oferta limitada
Manga/Cepea: Após queda expressiva, preço da tommy mais que dobra na semana
Evento com participação do Mapa propõe debate sobre estratégias para reforçar inovação e sustentabilidade no cultivo do cacau