Alface: Rompimento da barragem afeta produção em MG

Publicado em 19/02/2019 12:13

Mais de três semanas após do rompimento da barragem em Brumadinho (MG), produtores de Mário Campos, região localizada a 25 km da área afetada, estão enfrentando problemas com falta de água. Os resíduos atingiram diversos mananciais, dentre eles o Rio Paraopeba, responsável por abastecer grande parte dos produtores de alface. Além disso, há risco de contaminações nos solos e no abastecimento de água, o que deve dificultar a produção nas cidades do entorno.

Em decorrência disso, as atividades foram paralisadas em muitas hortas e a oferta das folhosas ficou bastante escassa, acarretando em compras de mercadorias do Rio de Janeiro para abastecer a região mineira. Produtores consultados pelo Hortifruti/Cepea relatam que os prejuízos decorrentes da tragédia são grandes.

Além disso, há dificuldade na padronização de preços de comercialização das alfaces – os quais, em sua maioria, são baseados nos valores dos mercados do RJ. A perspectiva futura é de que os preços permaneçam elevados, tendo em vista que os problemas não devem ser sanados rapidamente e considerando-se a redução da área destinada às alfaces.

Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário