Melão: Exportações disparam em janeiro

Publicado em 25/02/2019 14:44

Após um início de temporada marcado por retração dos embarques(especialmente para a União Europeia, maior consumidora de frutas brasileiras), as exportações de melão da safra 2018/19 ganharam ritmo em janeiro.

De acordo com a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), foram exportadas 44 mil toneladas da fruta no mês passado, valor 55% superior ao de janeiro/18. A receita também se superou no período, em 46%, chegando a US$ 29 milhões, na mesma comparação.

Mesmo assim, este incremento não foi suficiente para reverter o cenário de queda na parcial da campanha 2018/19 (agosto/18 a janeiro/19). Assim, o volume caiu 10%, totalizando apenas 175 mil toneladas – enquanto o rendimento recuou 16%, chegando a cerca de US$ 119 milhões.

Segundo melonicultores consultados pelo Hortifruti/Cepea, dois quadros diferentes e inesperados ocorreram nesta temporada. No primeiro, logo no início da campanha (agosto/18), exportadores haviam se preparado para enviar grandes volumes de melão para a Europa – mas, o atraso da temporada espanhola impediu que o cenário se concretizasse. Já no segundo, mais recente, as boas condições climáticas garantiram oferta firme em janeiro/19 – o que, somado à boa demanda europeia no período, favoreceu os envios internacionais no primeiro mês do ano.

Em fevereiro, porém, alguns entraves surgiram e devem permanecer em março: as chuvas nas lavouras. As elevadas precipitações nas roças tornaram mais recorrentes os problemas de qualidade nos melões, restringindo os envios – cenário que deve se manter no próximo mês, podendo, até mesmo, adiantar o fim dos embarques da safra 2018/19.

Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário