Manga: Região do México projeta quebra de safra

Publicado em 07/03/2019 09:41

Assim como no ano passado, mangicultores mexicanos da região sul de Sinaloa – um dos principais polos mangicultores do México – projetam quebra de safra. Segundo notícia do portal Fresh Plaza, a redução na colheita pode ser de até 60%, em função do clima desfavorável. Para os especialistas locais, a falta d'água e o frio excessivo são apontados como os motivos para o provável recuo – em decorrência deste desequilíbrio climático, a florada deve atrasar e menos flores devem ser formadas, reduzindo, portanto, o número de frutas colhidas.

A questão que fica é: até que ponto a quebra de sabra em Sinaloa pode impactar a oferta mexicana em 2019? Ainda é difícil prever, já que em 2018, ano em que o cenário foi semelhante, a oferta total do país não teve impacto expressivo.

Para os brasileiros, a pergunta é outra: o México deve enviar menos para os EUA, dando mais espaço para as exportações brasileiras a partir de setembro? Segundo relatório do National Mango Board, a temporada mexicana (que deve perdurar até outubro), deve enviar, até maio (último mês com projeção consolidada pelo relatório), aproximadamente 28,4 milhões de caixas, 9% a menos se comparado ao mesmo período de 2018. Agora resta aos mangicultores brasileiros torcer para que este cenário se prolongue até o final da safra mexicana, quando efetivamente ocorre a competição pelo mercado americano entre os dois países.

Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário