Cenoura: Produtividade nacional aumenta em março

Publicado em 21/03/2019 12:24
29 exibições

A melhora de rendimento nas lavouras, esperada para este mês, se concretizou. Isso porque, as áreas que foram severamente afetadas pelas chuvas excessivas durante o plantio (out-dez/18) foram colhidas em fevereiro, enquanto as atuais tiveram melhores condições climáticas no período de semeio.

Em São Gotardo (MG), na primeira quinzena de março, a produtividade média foi de 59,9 t/ha, montante 47,5% superior a fevereiro. Deste modo, a oferta se elevou e pressionou as cotações das cenouras mineiras e goianas.

Por outro lado, a temperatura atual ainda está elevada e chuvas constantes têm sido registradas em todas as regiões acompanhadas pelo Hortifruti/Cepea – exceto em Irecê (BA). Sendo assim, mesmo com o aumento da produção, ainda há problemas com mela no período de pós-colheita e a incidência de cenouras com menor calibre se elevou.

Na BA, o baixo volume pluviométrico será compensado com irrigação, uma vez que, com a intensificação da colheita de cebola neste mês e a consequente diminuição da quantidade de áreas em desenvolvimento, a água poderá ser destinada à produção da cenoura (pois muitos produtores desta região cultivam os dois produtos).

Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br

Tags:
Fonte: Cepea/Hortifruti

Nenhum comentário