Tomate: Cotações parciais de março estão positivas

Publicado em 21/03/2019 14:01

Na parcial de março (1º a 20/03), os tomates salada longa vida 2A foram comercializados à média de R$ 62,99/cx (preço ao produtor), alta de 45% frente a fevereiro – quando as cotações ficaram em R$ 43,30/cx. O motivo da alta é o avanço da safra de verão, que já teve cerca de 80% do volume ofertado. Além disso, produtores consultados pelo Hortifruti/Cepea afirmam que, neste mês, a produtividade está reduzida.

Apesar da valorização, houve grande amplitude nos preços, uma vez que a maior parte dos produtos estava manchada, devido às chuvas. Os tomates de qualidade inferior foram comercializados a valores até 35% menores em relação aos de melhor qualidade.

O clima úmido de fevereiro, vale lembrar, prejudicou as produções e elevou o volume de descartes, devido à maior incidência de doenças (bactérias e fungos). Em Caçador (SC), por exemplo, os problemas fitossanitários reduziram em até 35% a produtividade, frente a janeiro.

De acordo com colaboradores, as precipitações também afetaram os transplantios da safra de inverno, comprometendo o desenvolvimento dos pés e aumentando a susceptibilidade a doenças – de forma que as produções das lavouras do "cedo" poderão ficar aquém do esperado.

Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário