Alface: Preços devem ser positivos em abril?

Publicado em 27/03/2019 13:36

Com o elevado volume de chuva registrado no estado de São Paulo nas últimas semanas, a oferta e a qualidade das alfaces foram afetadas. De acordo com colaboradores consultados pelo Hortifruti/Cepea, a partir da segunda quinzena de março, boa parte das lavouras estava alagada (devido à presença de represas e mananciais nas proximidades), impossibilitando a colheita.

Com isso, o ciclo das alfaces também foi afetado, gerando atraso no crescimento e no desenvolvimento dos pés. Assim, a colheita estava sendo realizada antes do período ideal. Neste cenário, os preços "foram às alturas": a crespa teve média parcial (1° a 22/03) de R$ 26,93/cx com 20 unidades, em Mogi das Cruzes.

Porém, com a expectativa de normalização das condições climáticas em abril – menores volumes de chuva e temperaturas mais amenas –, a produtividade pode voltar ao normal, elevando a quantidade de produtos no mercado. Consequentemente, os preços tendem a cair. Mas, ainda assim, abril deve se iniciar com bons resultados em comparação aos demais anos.

Fonte: Cepea

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Contratos futuros do cacau caem quase 10% na semana
Mamão/Cepea: Abril fecha com queda nas cotações do havaí
Cenoura/Cepea: Desafios na qualidade: preços ficam estáveis em MG, apesar da oferta limitada
Manga/Cepea: Após queda expressiva, preço da tommy mais que dobra na semana
Evento com participação do Mapa propõe debate sobre estratégias para reforçar inovação e sustentabilidade no cultivo do cacau