Cenoura: Calor e chuva continuam afetando produção

Publicado em 29/03/2019 09:47
32 exibições

A qualidade das cenouras é um problema recorrente nas lavouras mineiras nesta época do ano, devido ao clima quente e chuvoso. Nesta semana (25 a 29/03) os problemas com mela permaneceram prejudicando a produção, e produtores ainda relataram que parte das compras foi devolvida devido às más condições das raízes.

Contudo, a produtividade não foi tão afetada como no mês anterior e o rendimento em março foi de 50,2 t/ha, 23% maior frente a fevereiro. Com a qualidade limitada e maior produtividade, os preços caíram em São Gotardo (MG) e a caixa de 29 kg de cenoura “suja” foi comercializada a R$ 29,00, valor 7,9% menor quando comparado a semana anterior.

Além disso, devido ao final do mês, as vendas não estão boas. A expectativa é que no próximo mês ainda haja problemas relacionados à sanidade das lavouras, pois as chuvas foram constantes até esta semana. Em abril, a previsão é de menor volume pluvial, o que deve continuar favorecendo a produtividade.

Para a próxima semana (31/03 a 06/04), espera-se que as chuvas diminuam expressivamente: o volume pluviométrico é de apenas 29 mm, conforme a Climatempo. Portanto, as raízes que estão atualmente em desenvolvimento não devem ser prejudicadas, e o rendimento dos lotes que serão colhidos após abril também devem ser favorecidos.

Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br

Tags:
Fonte: Cepea/Hortifruti

Nenhum comentário