Melancia: Qualidade e preços baixos seguem preocupando produtores paulistas

Publicado em 29/03/2019 14:05

Os preços da melancia em São Paulo seguiram mais uma semana em queda, pressionadas pela demanda enfraquecida e elevada oferta no estado e na Bahia. Nas roças paulistas, entretanto, melancicultores estão preocupados com os resultados da safrinha de 2019. Isso porque, os preços têm permanecido em baixos níveis por boa parte da colheita, o que pode restringir a rentabilidade neste ano, segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea. Apenas nesta semana, a melancia graúda (>12 kg) foi comercializada a R$ 0,35/kg, recuo de 9,1% frente à semana anterior.

Além das menores cotações, a qualidade dos frutos paulista também é um agravante na safrinha: as adversidades climáticas ocorridas desde janeiro levaram a incidência de doenças, em especial a virose, levando a perdas nas lavouras – principalmente em Itápolis (SP) –  e obrigando produtores a elevarem as pulverizações nas últimas semanas, refletindo em maiores gastos. Além disso, o clima também levou a problemas de formação e, com as perdas, à menor produtividade em algumas roças, limitando ainda mais a rentabilidade. Em contrapartida com o cenário mais pessimista, a expectativa é de leve melhora nos preços para as próximas semanas. Além da diminuição do ritmo de colheita em Marília/Oscar Bressane e Presidente Prudente (SP), há expectativa de menor produtividade em Itápolis para abril, o que poderia limitar o volume ofertado de frutas, reduzindo a pressão sobre as cotações. 

Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário