FAMASUL: Com novo programa, fruticultor de MS que processa matéria-prima poderá conquistar mercado internacional

Publicado em 16/04/2019 10:54

Em algumas propriedades rurais de Mato Grosso do Sul, dedicadas à fruticultura, é comum o processamento da matéria-prima em produtos manufaturados como, por exemplo, geleias, compotas, entre outros. Para estimular a diversificação e elevar a valorização dos produtos, a CNA – Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil e o Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural desenvolveram o “Programa CNA de Alimentos Artesanais e Tradicionais do Brasil”.

A iniciativa, lançada recentemente pelas instituições, tem como pontapé inicial o levantamento das informações do setor produtivo. “É importante que os produtores rurais desse segmento também se cadastrem para que o sistema sindical conheça a realidade do nosso estado e assim personalize o programa para o MS”, destaca o superintendente do Senar/MS, Lucas Galvan, afirmando ainda: “O programa da CNA proporcionará melhor qualidade da produção artesanal e tradicional, aumentando a renda do produtor e elevando o alcance do produto no mercado nacional e internacional”.

O programa prevê ações de capacitação, assistência técnica e gerencial, consultoria, melhoria do ambiente tributário e regulatório, fomento e aperfeiçoamento da estrutura para comercialização.

Um produto agroalimentar tradicional tem como características: métodos de produção, processamento e maturação consolidados ao longo do tempo, sendo que na maioria das vezes foram transmitidos de geração em geração. Já o tipo artesanal costuma ser produzido em quantidades limitadas, com excelência, pelo próprio produtor rural ou seus funcionários, que detenha o domínio total do processo produtivo, aliando predominantemente o uso de métodos tradicionais e manuais.

Exportações – Mato Grosso do Sul teve um aumento de 556% na receita das exportações de frutas em 2018, comparado a 2017.  De acordo com o balanço feito pelo Departamento Técnico do Sistema Famasul com dados do MDIC – Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços –, Bolívia, Paraguai e Argentina são os principais destinos para as frutas do estado.

Mercado Agropecuário – O Sistema Famasul – Federação da Agricultura Pecuária de MS divulga todas as segundas-feiras uma matéria sobre o andamento das principais cadeias produtivas de Mato Grosso do Sul. Acompanhe!

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Famasul

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário