Melão: Colheita da safra principal tem início lento no Vale (HF BRASIL)

Publicado em 16/04/2019 13:28

A colheita da safra principal de melão está se iniciando no Vale do São Francisco (PE/BA) neste mês, devendo seguir até meados de julho. Porém, o ritmo das atividades, nestas primeiras semanas, tem permanecido abaixo do usual, já que as chuvas de fevereiro e março atrasaram o plantio e/ou dificultaram o manejo das lavouras na região.

Com isso, a oferta nacional da fruta permanece restrita, impulsionando as cotações. Na primeira quinzena de abril, por exemplo, o melão amarelo a granel obteve preço médio de R$ 1,17/kg na praça pernambucana/baiana, sendo o maior valor observado na série histórica do Cepea, desde agosto de 2016.

Por outro lado, as expectativas são de que, após anos em queda, a área produzida volte a aumentar no Vale neste primeiro semestre de 2019, tendo em vista os maiores investimentos. Como resultado, a oferta pode se elevar no decorrer da safra – assim, estima-se que a rentabilidade seja positiva, mas ainda limitada na região.

Atenção: Mais chuvas são esperadas para abril! Ainda que dentro da média, as precipitações podem atrapalhar a colheita e, até mesmo, reduzir a qualidade das frutas (aumentando a incidência de bacterioses).

Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário