Uva: Safra de uvas finas se encerra em São Paulo (HF BRASIL)

Publicado em 23/04/2019 11:56

A safra de uvas finas se encerrou em meados de abril nas praças paulistas de São Miguel Arcanjo e Pilar do Sul. De acordo com agentes, em geral, os preços foram considerados positivos, por conta da baixa oferta nacional – devido a problemas na produção de outros municípios.

Destaca-se que, em dezembro/18 e janeiro/19, praticamente não houve oferta em Pilar do Sul, em decorrência das chuvas que acometeram a região no período de podas – afetando a produtividade e gerando atrasos no calendário. Já em São Miguel Arcanjo, mesmo diante do clima adverso, o calendário de colheita seguiu o ritmo habitual (porém, a produtividade também foi menor).

Em março, as chuvas geraram perdas por podridão e rachadura de bagas. Já em abril, o aumento da oferta de uvas finas, com a entrada de Marialva (PR), pressionou os preços por algumas semanas. Na média (de janeiro até a primeira quinzena de abril), a itália paulista fechou em R$ 4,59/kg – valor 40% superior à média do mesmo período de 2018. Os custos, por sua vez, foram estimados em R$ 2,50/kg.

Contudo, houve queda na produtividade (de 34,2%) e redução de praticamente três semanas no calendário de oferta, o que "mascarou" a rentabilidade positiva. Mesmo diante desse cenário, a margem de ganho do produtor foi mais estreita. Assim, como reflexo de preços oscilantes e da safra curta, produtores devem reduzir a área podada dos seus parreirais no final de ano.

Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário