Cenoura: Clima afeta oferta em abril (HF BRASIL)

Publicado em 25/04/2019 13:10

O clima quente e chuvoso segue afetando a produção de cenouras em São Gotardo (MG). Problemas com "mela" e nematoides, recorrentes em março, diminuíram. Por outro lado, agora, produtores mineiros relatam elevada incidência de pintas ou manchas nas raízes.

Deste modo, os descartes continuam elevados, reduzindo a oferta disponível. Na parcial de abril (1° a 24), a média de preços da caixa de 29 kg "suja" é de R$ 34,70, valor 6% superior ao de março – período em que os preços já eram considerados elevados.

Devido às melhores cotações das raízes, após o processo de beneficiamento, a venda de lavadas esteve maior neste mês. Além disso, as manchas são observadas apenas quando as cenouras passam pelo lavador, o que dificulta a comercialização de "sujas". 

No geral, há maior proporção de cenouras com menor calibre em relação às demais. O motivo é que, com altas temperaturas, o ciclo vegetativo se reduz, afetando a produtividade e o desenvolvimento secundário da raiz, responsável por aumentar o calibre. Este cenário amplia o descarte das cenouras que não são escoadas, devido ao volume excessivo de tipo "A".

Para maio, a qualidade pode melhorar, pois a expectativa é de que as áreas que serão colhidas não tenham sido afetadas significativamente pelas altas temperaturas durante o plantio.

Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário