Cebola: Comercialização da safra 2018/19 se encerra no Sul

Publicado em 02/05/2019 17:55

Em abril, a comercialização de cebola da safra 2018/19 foi encerrada no Sul do País. No geral, a rentabilidade foi positiva para grande parte dos produtores, devido à média de preços satisfatória durante a temporada. O preço médio da cebola em Ituporanga e Lebon Régis (SC), referente à temporada 2018/19, foi de R$ 1,52/kg.

As cotações satisfatórias (acima da estimativa de custo), por sua vez, podem ser justificadas pela redução da oferta: a produtividade das roças foi afetada por períodos de seca no plantio e por chuvas na colheita, intensificando a incidência de doenças – bactérias e fungos. Assim, em abril, o volume no Sul já estava reduzido e boa parte das cebolas foi descartada.

No mês passado, a oferta nacional também esteve reduzida em decorrência da queda de produtividade das regiões nordestinas – o elevado índice pluviométrico em Irecê (BA) dificultou as atividades nas roças e reduziu a qualidade da hortaliça. No Vale do São Francisco, devido às altas temperaturas, a incidência de calibre 2 foi mais frequente. Já para maio, a expectativa é que a oferta nacional se eleve, uma vez que São Paulo e Cerrado iniciam a colheita da safra 2019.

Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário