Cebola: Qualidade baixa pressiona preços no NE

Publicado em 03/05/2019 14:32

Na região de Irecê (BA), o preço da cebola recuou nesta semana (de 28/04 a 03/05), devido à perda de qualidade, em decorrência de doenças bacterianas. Os bulbos comercializados foram prejudicados pelas chuvas de março e abril, que facilitaram o aparecimento de bactéria nas lavouras.

Em função da baixa qualidade, o escoamento da mercadoria é limitado pela maior sensibilidade da cebola afetada e pelo aumento do descarte durante o transporte. O ritmo de vendas ainda é lento, pois, junto ao feriado, o mercado não está absorvendo as cebolas danificadas.

Por outro lado, a expectativa é de melhora na qualidade, uma vez que algumas áreas não foram afetadas pelas adversidades climáticas, o que pode indicar melhora nas vendas nas próximas semanas. A média de preços ao produtor foi de R$ 0,80/kg, queda de 18,20% frente à semana passada. No Vale do São Francisco (BA/PE), a situação é similar, já que a produtividade vinha sendo afetada pelas altas temperaturas e pela umidade.

A partir desta semana, os bulbos já apresentaram melhora, devido à maior produtividade nas lavouras. Além disso, tanto em Irecê quanto no Vale, a oferta deve permanecer reduzida nas próximas semanas, o que pode favorecer os preços.

Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Índice CEAGESP variou 7,02% em abril
Hortifruti/Cepea: Fortes chuvas no Sul prejudicam frutas e hortaliças
CEAGESP é ponto de arrecadação para doações ao Rio Grande do Sul
Mandioca/Cepea: Indústria de fécula diminui esmagamento em 9%
Cacau recupera terreno, mas termina semana com queda de 23%