Cenoura: Baixo rendimento garante bons preços na safra de verão

Publicado em 16/05/2019 11:15

O clima afetou a produção da safra de verão de cenoura (desde dezembro/18), reduzindo a oferta nacional e valorizando a hortaliça. As temperaturas elevadas e chuvas em excesso – tanto no período de plantio e desenvolvimento, quanto na colheita das raízes – reduziram significativamente a produtividade da cultura em todas as praças acompanhadas pelo Hortifruti/Cepea.

Como o semeio foi prejudicado em alguns períodos, os produtores prolongaram a safra de verão (para compensar as áreas que não foram plantadas) e semearam mais do que o habitual em abril. O motivo desta alteração no calendário é que o clima ainda não estava propício para iniciar o plantio das variedades de inverno. Sendo assim, o semeio para a temporada de inverno 2019 começou em março (período usual), mas com ritmo bastante lento e em menor proporção frente a anos anteriores.

Neste cenário, a oferta reduzida desde o início do ano garantiu boa rentabilidade ao produtor: a média nacional da caixa de 29 kg de "suja", na parcial da safra (dez – mai), é de R$ 34,00, valor 49,8% maior que o do mesmo período do ano anterior. Além disso, o percentual de descarte de cenoura esteve elevado desde o início do ano, devido à incidência de bifurcações, mela, nematoides e manchas nas raízes. Contudo, entre abril e maio, produtividade e qualidade começaram a dar sinais de melhora – mesmo assim, a oferta não se elevou expressivamente, o que manteve as cotações em alta, reduziu os custos e garantiu bons retornos ao produtor.

Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário