Batata: Preços estão 21% maiores que maio/18

Publicado em 29/05/2019 15:21

As regiões de Guarapuava (PR), Água Doce (SC), Bom Jesus (RS), Sul e Cerrado Mineiro estão finalizando a safra das águas. As recentes chuvas vêm resultando na valorização da batata nestes últimos dias de maio. Em junho, a oferta predominante deve ser das praças do Sul que já colhem a temporada das secas: as paranaenses Curitiba, Irati, Ponta Grossa e São Mateus do Sul e Ibiraiaras (RS). Também complementarão a oferta no mercado nacional as roças mineiras do Sul e Cerrado, Cristalina (GO), Chapada Diamantina (BA) e o Sudoeste Paulista. Com isso, a tendência é de queda nas cotações no decorrer de junho.

Na parcial de maio (até o dia 29), as cotações da batata ágata especial recuaram 14% frente a abril, registrando média de R$ 142,45/sc de 50 kg. Essa queda pode ser atribuída a vários fatores: menor liquidez do produto devido aos altos preços ao consumidor, menor qualidade e aumento gradativo da oferta pelas praças que estão iniciando a safra das secas e/ou sobrepondo com o final da oferta das águas. Apesar da desvalorização, os preços ainda estão atrativos ao bataticultor – se comparado a maio de 2018, quando a greve dos caminhoneiros paralisou o País e dificultou o envio de mercadorias até às centrais de abastecimento, os valores estão 21% acima.

Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário