Cenoura: Safra de verão se aproxima do fim

Publicado em 12/06/2019 14:16

A temporada de verão 2018/19 de cenoura está chegando ao fim em São Gotardo (MG), restando cerca de 10% da área total para ser colhida. Segundo agentes, o clima tem sido favorável às atividades desde o início de junho – tanto a colheita quanto o plantio das variedades de segundo semestre têm bom ritmo.

Quanto à safra de inverno, boa parte das áreas já foi plantada (cerca de 80%). O clima está mais seco na região, porém, devido ao elevado volume pluviométrico registrado neste ano, os reservatórios estão abastecidos e não há perspectiva de falta de água – fator que deve favorecer o desenvolvimento das raízes para a temporada de inverno. Por outro lado, gastos com irrigação podem se elevar, devido à ausência de chuvas.

Com o clima típico do outono, a produtividade das lavouras do Cerrado Mineiro se elevou em 7,3% na primeira semana deste mês (1º a 07/06) frente à média de maio. O melhor resultado se deu pela diminuição dos descartes, devido à menor incidência de chuvas no momento do plantio. Porém, segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, ainda há ocorrência de nematoides e "pintas" nas cenouras – mas, em menor proporção.

Embora as cotações tenham caído no início deste mês, em decorrência do leve aumento da oferta nacional, ao compará-las com o mesmo período do ano anterior (jun/18), estão cinco vezes mais altas. A média da caixa de 29 kg de "suja", na parcial deste mês, é de R$ 46,50.

Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário