Preço da cebola cai nos principais mercados atacadistas do país segundo Conab

Publicado em 18/06/2019 09:50

O clima ameno e a chegada do inverno favorecem os consumidores com a baixa dos preços de hortaliças e frutas. Tomate, batata, laranja e mamão são alguns dos itens que já podem ser encontrados mais em conta nas principais Centrais de Abastecimento (Ceasas) do país. O grande destaque, no entanto, foi a cebola, que apresentou redução em quase todas as Ceasas analisadas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) no 6º Boletim Prohort, divulgado nesta terça-feira (18).

De acordo com o estudo, a cebola apresentava movimento ascendente de preços desde o ano passado, mas no último mês registrou uma redução de cerca de 17% na Ceasa de Recife/PE e de 13% em Vitória/ES. A razão é o aumento da oferta, com a entrada no mercado do produto colhido nos estados de Goiás, São Paulo e Minas Gerais. “A pulverização da produção nesta época do ano contribui para a queda de preços, pois os mercados são abastecidos por vários estados”, explica a gerente de Modernização do Mercado Hortigranjeiro da Conab, Joyce Fraga.

O boletim aponta que o tomate, campeão de preços altos nos últimos meses, também já dá mostras de redução na maioria dos estados. “Só não caiu o preço em Recife, mas registrou o maior percentual de queda na CeasaMinas, passando dos 34%. Já a batata teve redução nas cotações em todas as centrais, com destaque para Vitória/ES (20,8%), Goiânia/GO (19,1%), Recife/PE (17,6%) e Rio de Janeiro/RJ (16,8%)”, completa Fraga.

Entre as frutas, as maiores reduções de preços ocorreram com o mamão e a laranja. No caso do mamão, o motivo foi a diminuição no consumo neste período frio, a oferta maior em algumas centrais, sobretudo da espécie formosa, e a concorrência com outros produtos. Já a laranja, graças à superoferta dos laranjais de São Paulo, está mais acessível à população, com preços em queda nos mercados atacadistas.
 
O Programa de Modernização de Hortigranjeiros (Prohort) da Conab faz o levantamento todo mês, a partir de informações fornecidas pelas principais Centrais de Abastecimento do país, nos estados de SP, MG, RJ, ES, PR, GO, PE, CE e DF.

Confira aqui o Boletim completo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Conab

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário