Tomate: Custo de produção de tomate em Caçador (SC)

Publicado em 24/06/2019 13:19

Pelo oitavo ano consecutivo e nona safra, a revista Hortifruti Brasil levanta os custos de produção de tomate de mesa na região de Caçador (SC), em duas escalas de produção: pequena e grande. As reuniões ocorreram no dia 9 de maio de 2019.

Os custos apresentados são referentes à temporada 2018/19 consolidada e à safra 2017/18 – que já foram divulgados na edição de 2018 – para efeito de comparação. O produtor típico de pequena escala de produção se mantém com área de cultivo de 1,8 hectare e adensamento de 8,5 mil plantas/ha. A produtividade comercializada por área recuou 5,7% em 2018/19 frente à de 2017/18, devido a problemas com doenças e pragas nesse ano.

Reduções de produtividade são comuns no período da safra, pelo clima quente e chuvoso, mas o rendimento na safra 2018/19 caiu com mais intensidade. Uma das maiores dificuldades nesta temporada foi o calor excessivo, que acelerou a maturação dos frutos, deixando-os manchados e mais suscetíveis a doenças. Em média, estima-se que tenham sido colhidos 2.805 caixas/ha, ou 330 caixas/mil pés, abaixo do potencial para a região catarinense.

Tipicamente, o produtor de pequena escala produz tomate em terra própria, rotacionando a lavoura com outras atividades, como pimentão, milho, beterraba, uva, pêssego, entre outras. A propriedade típica se mantém em 20 hectares, considerando-se todo o portfólio de culturas e as áreas de mata para preservação.

Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário