Mamão: Frutas estão levando mais tempo para maturar

Publicado em 15/07/2019 16:42

Apesar de as principais regiões produtoras de mamão se concentrarem no semiárido (quente e predominantemente seco), o inverno deste ano trouxe temperaturas baixasnas lavouras, principalmente no período da noite. Mas a intensidade do frio se difere dentre as praças produtoras por conta da localidade – em alguns locais, ainda está relativamente quente, enquanto, noutras, o clima está mais ameno. Como resultado, o processo de maturação da fruta se reduziu desde o início da estação. 

Este cenário é favorável de maneira que a fruta tenha um maior tempo de desenvolvimento, podendo alcançar maiores calibres, segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, – diferente do observado no primeiro semestre/19, quando o grande volume de miúdos se tornou um grande desafio aos produtores da variedade havaí. Vale ressaltar que os menores calibres decorreram das maiores temperaturas na primeira parte do ano, que aceleraram a maturação e a colheita.

Em contrapartida, alguns “gargalos” também estão sendo observados. Houve relatos por parte de produtores de que a incidência de mosaico e meleira está aumentando, principalmente no Norte do Espírito Santo e no Sul da Bahia, limitando a produtividade e a vida útil das lavouras. Além disso, a menor umidade do ar (que aumenta a incidência de ácaros) e a elevada amplitude térmicapodem aumentar a ocorrência de manchas fisiológicas nas frutas, prejudicando a qualidade e afetando a comercialização.

Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário