Maçã: Importações são as menores em seis anos

Publicado em 13/08/2019 13:04

Na parcial do ano (janeiro a julho), a entrada de maçãs frescas ficou limitada no Brasil, sendo registrado o menor gasto com importações da fruta nos últimos seis anos (desde 2013). De acordo com a Secretária de Comércio Exterior (Secex), o volume importado da fruta foi de 33,7 mil toneladas, queda de 3% frente ao mesmo período do ano passado. Os gastos se reduziram ainda mais: 7% na mesma comparação, somando apenas US$ 31,5 milhões (FOB).

Em parte, esse resultado pode estar associado aos menores fornecimentos do Chile e da Argentina, alguns dos principais exportadores da fruta ao Brasil – já que o setor de maçãs nesses países passou por dificuldades neste ano. Vale ressaltar que os bons preços domésticos "seguraram" a fruta no mercado interno, deixando menos espaço para as maçãs importadas no período.

Mas, o que esperar para os próximos meses, com o início da temporada europeia? Ao contrário das expectativas iniciais, o novo prognóstico da WAPA (Associação Mundial de Maçãs e Peras) indica que a produção na Europa terá um decréscimo de até 20% neste ano – resultado das intempéries climáticas em alguns países do continente ao longo do período de brotação e frutificação.

Contudo, há exceções: França, Espanha e Portugal podem contrariar este cenário e aumentar o volume colhido nesta campanha, segundo notícias veiculadas no Fresh Fruit Portal e no Fresh Plaza. Vale destacar que estes três países são alguns dos maiores exportadores da Europa ao Brasil – e, apesar de existir a possibilidade de incremento dos envios, é mais provável que as frutas sejam destinadas de forma mais expressiva ao continente europeu, tendo em vista a "quebra" de safra dos principais produtores de maçã da Europa.

Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário