Epagri recebe royalties e comemora sucesso de dois cultivares de cebola

Publicado em 20/08/2019 13:52

A Epagri recebe, nesta quinta-feira, (22) R$428.790 em royalties sobre a comercialização de sementes de dois cultivares de cebola desenvolvidos pela Empresa: a SCS373 Valessul e a SCS366 Poranga. O valor será repassado pela Agritu Sementes em uma cerimônia comemorativa na Estação Experimental de Ituporanga (Epagri/EEItu) a partir das 14 horas, com a presença do secretário de estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Ricardo de Gouvêa.

O montante equivale aos royalties da venda de 7.625kg de sementes do cultivar Valessul e 376kg de sementes do cultivar Poranga. Essas sementes formam cerca de 4 mil hectares de lavouras distribuídas majoritariamente por Santa Catarina e também por outros estados brasileiros. “Esse recurso fica na Epagri para custear novas pesquisas, completando um ciclo que vai gerar ainda mais benefícios para a sociedade”, explica o pesquisador Daniel Pedrosa Alves, gerente da EEItu.

Valessul

A cebola SCS373 Valessul foi lançada pela Estação Experimental de Ituporanga em 2017 e está na segunda safra comercial. Para desenvolver esse cultivar, os pesquisadores ouviram quem produz e buscaram atender necessidades específicas dos agricultores.

De acordo com Daniel Pedrosa Alves, empresas, consumidores e agricultores preferem cebola com a casca mais avermelhada. “Até então, a cebola que reunia essas características era a Crioula, cuja colheita ocorre em dezembro. Essa época traz junto problemas climáticos, como excesso de chuva e calor. A Valessul consegue unir as melhores características e ainda com ciclo curto, podendo ser colhida em novembro”, conta. Além disso, oferece boa produtividade e menor perda pós-colheita.

Poranga

A principal vantagem da cebola SCS366 Poranga é o ciclo mais precoce que os outros cultivares. Com semeadura em abril, transplante em junho e colheita em outubro, ela permite aos agricultores escalonar melhor a mão de obra na propriedade. Além disso, preenche uma lacuna de mercado no mês de outubro, quando não há mais cebola disponível no centro do País e na Argentina.

Comercialização

A Agritu Sementes foi selecionada por meio das chamadas públicas nº 0022/2017 e nº 0023/2017 para o licenciamento dos cultivares de cebola da Epagri SCS366 Poranga e SCS373 Valessul. Dessa forma, a empresa possui exclusividade para comercializar as sementes desses cultivares. A escolha seguiu critérios como maior valor de royalties e melhor plano de produção das sementes que atendesse as necessidades da Epagri e dos agricultores.

Líder nacional

Santa Catarina é o maior produtor de cebola do Brasil. São 18 mil hectares cultivados por mais de 8 mil agricultores e uma colheita anual de cerca de 500 mil toneladas. A cultura movimenta cerca de R$370 milhões por ano no Estado.

SERVIÇO

O quê: Entrega de royalties à Epagri sobre a venda de sementes dos cultivares de cebola SCS373 Valessul e SCS366 Poranga

Quando: 22 de agosto, às 14 horas

Onde: Estação Experimental da Epagri de Ituporanga - Estrada Geral Lageado Águas Negras, 453.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Epagri

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário