Cacau de Tomé-Açu é primeiro produto do Pará com selo de Indicação de Procedência

Publicado em 21/08/2019 11:48

O município paraense de Tomé-Açu é a primeira localidade do estado a ter um produto certificado com a Indicação de Procedência no Mapa das Indicações Geográficas do Brasil, uma parceria entre o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi). Lançado em 2015, o Mapa tem representantes de quase todos os estados — e o Pará era um dos poucos que não faziam parte dele. A informação foi divulgada na manhã desta terça-feira (20) pela assessoria do IBGE.

O Selo de Indicação Geográfica do Inpi é regulamentado pela Lei da Propriedade Intelectual n.º 9.279 e pode assumir dois modelos: Indicação de Procedência (IP) e Denominação de Origem (DO). A Indicação Geográfica (IG) é usada para identificar a origem de produtos ou serviços quando o local se torna conhecido ou quando determinada característica ou qualidade se deve a sua origem. Isso abre possibilidades para que os consumidores tenham informações confiáveis sobre a qualidade e a autenticidade daquilo que estão adquirindo. Esse tipo de certificação também valoriza a cultura local e fomenta atividades turísticas.

Leia a íntegra no site do Mercado do Cacau.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Mercado do Cacau

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário