Manga: Colheita de SP deve se iniciar no final de outubro

Publicado em 15/10/2019 12:20

A colheita da temporada 2019/20 de mangas de São Paulo deve se iniciar entre a última semana de outubro e a primeira de novembro, com a tommy. O pico de safra da região é previsto para novembro e dezembro, para ambas as variedades (palmer e tommy). Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, podem ocorrer pequenos atrasos na produção, porém, sem provocar mudanças significativas no calendário de oferta.

A expectativa inicial era de uma temporada volumosa, principalmente por conta da safra menos produtiva de 2018/19. Contudo, alguns fatores climáticos foram determinantes para a mudança deste panorama: o frio, o calor e a falta de chuvas.

O frio, desta vez, não foi o grande vilão, já que prejudicou algumas áreas, mas sem configurar prejuízos generalizados. O pegamento foi afetado principalmente pelo calor e pela falta de chuvas, e muitos produtores optaram por remover as panículas e aguardar uma nova floração – para estes, as perdas devem ser mais acentuadas. Dentre as variedades, a palmer deve registrar maior prejuízo, mas, no geral, ainda não é possível estimar o volume de produção.

Para a indústria, este cenário de produção limitada pode representar mais um ano de processamento reduzido (assim como ocorreu em 18/19). O temor dos players, porém, é quanto aos preços: caso aumentem expressivamente, podem fazer com que a indústria brasileira perca em competitividade.

Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário