HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Citros: amplitude térmica durante a primavera demanda cuidados de manejo

Publicado em 11/11/2019 14:16

Na primavera deste ano, as regiões Sul e Sudeste do Brasil estão passando por períodos de alta amplitude térmica, com dias de calor excessivo especialmente no mês de outubro. Essa condição, somada à estiagem nos meses de setembro e outubro, impactam diretamente na produção de citros nestas regiões. Para um bom desenvolvimento, o citros precisa ser cultivado em temperaturas médias entre 23°C e 32°C, segundo indica a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Quando o termômetro ultrapassa esses índices, o desenvolvimento dos pomares é prejudicado, ocasionando estresse fisiológico, que pode refletir em queda de flores e frutos.

Produtor de citros há quinze anos na cidade de Mogi Guaçu (SP), Luiz Fukugauti conta que o período de altas temperaturas coincidiu com a época de floração das plantas, afetando diretamente os rendimentos. “O sol queima muito as plantas, representando uma perda de quase 8% dos frutos nesse período. Por isso buscamos aplicar com maior frequência soluções nutricionais à base de aminoácidos e extratos vegetais, para tentar amenizar os efeitos das altas temperaturas. Os resultados obtidos são muito satisfatórios”, conta o produtor, que neste ano está produzindo tangerina morgote, tangerina ponkan e laranja lima em 155 hectares.

Segundo o engenheiro agrônomo Marcos Revoredo, Gerente Técnico especializado em hortifrúti da Alltech Crop Science, o principal ponto de atenção deve ser o bom atendimento às necessidades nutricionais da cultura durante todo o ciclo, mas em especial no período reprodutivo e desenvolvimento inicial dos frutos. “O boro, o cobre e zinco são nutrientes que participam da formação do tubo polínico, da fotossíntese e dos processos relacionados ao desenvolvimento dos frutos. O uso desses micronutrientes resultará na melhor fixação das flores e frutos. Além disso, um bom manejo de irrigação e o uso de produtos que promovam o equilíbrio hormonal da planta também contribuem para que os efeitos do estresse fisiológico impactem menos na produtividade”.

Como explica Revoredo, o citros é uma cultura muito sensível ao estresse fisiológico, por sua exigência em nutrientes. “As fases reprodutiva e de início de frutificação são as mais sensíveis às adversidades climáticas. Começamos a identificar alguns sintomas a partir da observação do aspecto da planta, com menor vigor no desenvolvimento e um enrolamento das bordas das folhas, demonstrando uma deficiência hídrica. Também é visível a queda acentuada das flores e frutos pequenos”. Segundo pesquisa feita pela Alltech Crop Science entre setembro de 2017 e dezembro de 2018 em Aguaí (SP), a suplementação nutricional com soluções ricas em aminoácidos promoveu aumento no índice de produtividade das laranjeiras em até 34,48%.

De acordo com Fukugauti, a prevenção é a melhor alternativa para os produtores evitarem os transtornos causados pelo estresse fisiológico. “Não basta agir apenas quando o problema já está instalado, é preciso se antecipar nos cuidados desde a pré-florada, com o manejo nutricional. Uma planta bem cuidada responderá melhor mesmo em períodos complicados”, afirma.

Soluções eficientes

Revoredo explica, ainda, que nos períodos de adversidades climáticas, a planta se desenvolve mais lentamente, exigindo a aplicação de nutrientes tanto na raiz e solo quanto nas folhas. “Além da utilização de micronutrientes, também empregamos nessa fase produtos que promovam uma melhor regulação do balanço hormonal da planta, como o Crop-Set, da Alltech Crop Science, com extratos vegetais e aminoácidos, que auxiliam na redução do estresse fisiológico e na melhor regulação do equilíbrio nutricional. Não temos como controlar o clima e a temperatura, mas fazendo um bom manejo geral da lavoura conseguimos diminuir bastante os efeitos destes aspectos”, finaliza.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Assessoria de Comunicação

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário