Banana: Impactos do acordo Mercosul-UE

Publicado em 12/12/2019 15:15

Apesar de o Brasil ser um grande produtor mundial de banana, as exportações correspondem a 1% do total produzido no País, segundo a Secex e o IBGE (2018). Dessa pequena parcela, 13% das frutas foram embarcadas para a União Europeia e 43% ao Mercosul em 2018.

Enquanto Santa Catarina é responsável por abastecer o mercado sul-americano, o Rio Grande do Norte e o Ceará são responsáveis pelos envios à Europa. Foram nos estados nordestinos em que as grandes multinacionais se instalaram, com boa tecnologia de produção. Além do mercado externo, estas empresas atendem à demanda doméstica, principalmente no inverno (quando as bananas do Sul e do Sudeste estão com baixa qualidade).

Embora o Brasil envie pouco volume ao bloco europeu, o acordo deve favorecer as exportações brasileiras de banana, à medida que a competitividade da fruta cresce com a diminuição de tarifas. A aliança prevê a redução da alíquota (de 114 euros/t para 75 euros/t), se aproximando do valor imposto aos principais concorrentes, como Equador, Costa Rica e Colômbia.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário