Banana: Águas do Velho Chico já têm data para chegar ao Ceará

Publicado em 23/01/2020 14:43

As obras de transposição do Rio São Francisco para regiões mais secas ocorrem há anos. Mas, de acordo com notícias veiculadas pela mídia, o processo pode estar se aproximando da conclusão. Atualmente, sabe-se que as águas do "Velho Chico" devem chegar à barragem de Jati, no Ceará (um dos últimos estados), no final de março/20.

No  geral, esse projeto visa a construção de mais de 700 quilômetros de canais, a fim de desviar as águas do Rio São Francisco para Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, com o objetivo de auxiliar no abastecimento de áreas mais secas desses estados e favorecer a agricultura local (incluindo a fruticultura) – se atentando sempre aos possíveis impactos ambientais do processo.

Após chegar à barragem de Jati, as águas devem seguir até o Açude Castanhão, também no Ceará. De acordo com colaboradores do Hortifruti/Cepea, isso pode favorecer a produção de várias frutas no estado – dentre elas, a de banana, visto que a cultura requer grande quantidade de água para seu pleno desenvolvimento. Assim, bananicultores (incluindo exportadores da fruta), podem investir mais na cultura do local em 2020.

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Uva/Cepea: Mercado do Vale segue com baixa oferta
Tomate/Cepea: Preço na Ceasa do RJ ultrapassa R$ 100/cx
Melão/Cepea: Chuvas dão dor de cabeça aos produtores do Vale
Melancia/Cepea: Com avanço da 2° parte da safra baiana, oferta se eleva no mercado nacional
Manga/Cepea: Ao contrário da palmer, tommy termina fevereiro em alta no Vale
Mamão/Cepea: Formosa registra recuperação na última semana do mês na Bahia