Maçã: Com licença, mas só tem fuji?

Publicado em 24/01/2020 10:38

A disponibilidade de maçãs nacionais continuou limitada nesta semana (20 a 24/01). Apesar do pequeno volume de gala colhido da safra 2019/20 em alguns pomares, pouco foi classificado, embalado e comercializado nos últimos dias e a oferta permaneceu concentrada nos últimos lotes estocados de fuji da campanha anterior.

Vale apontar que há também uma pequena parcela de eva sendo comercializada, originada do Paraná e de algumas regiões gaúchas. No entanto, segundo agentes, a qualidade dessas maçãs tem diminuído bastante por serem frutas de final de colheita (baixa resistência). A maçã eva, ainda, tem dificultado as vendas da fuji de categoria 3, em função do preço mais competitivo.

Já a fuji graúda Cat 1, com um pouco mais disponibilidade em relação às demais, registrou alta de 5% frente à semana passada, sendo comercializada a um preço médio de R$ 77,00/cx de 18 kg em São Joaquim (SC). Para a próxima semana, o cenário ainda é incerto, mas pode haver um pequeno volume de gala disponível com a expectativa de preços em bons patamares.

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

HORTI RESENHA #143 - Sustentabilidade pode definir quem exporta frutas e quem fica de fora do mercado
Contratos futuros do cacau despencam mais de 4% em NY e Londres
Após alta intensa, cacau volta a cair após participação de lado vendedor no mercado global
Preços baixos do cacau exigem que produtores busquem novas formas de comercialização
Melancia/Cepea: Menor demanda pressiona valores
Mandioca/Cepea: Preços recuam com aumento da oferta