Maçã: Sem merenda escolar, escoamento é afetado

Publicado em 03/04/2020 16:50

A demanda por maçãs se desacelerou um pouco nesta semana (30/03 a 03/04). Mesmo diante desse cenário, o controle da oferta por parte dos classificadores sustentou as cotações. De acordo com agentes, uma boa procura tem sido observada apenas por frutas de categoria 1 e de calibres médios e graúdos. As maiores dificuldades no escoamento são da categoria 3 miúda (com destaque para os tamanhos 180, 198 e 220), em função da suspensão de compras da merenda escolar, das cozinhas industriais e da redução na comercialização de feirantes.

Esse impacto na venda, por sua vez, foi mais evidente para a fuji, que está em plena colheita. Na média das regiões classificadoras, a fuji calibre 165 Cat 3 foi comercializada a R$ 41,00/cx de 18 kg, redução de 3% frente à semana passada. Para a semana que vem, a tendência é de que os preços da gala se estabilizem, o que para a fuji só deve ocorrer com o encerramento da colheita, ou seja, a partir da segunda quinzena de maio. Diante das incertezas, muitas classificadoras têm optado por “segurar” a oferta a fim de manter as cotações atrativas, o que só é possível devido ao fato de que a maçã não é um produto tão perecível quanto outras frutas – vale lembrar que, nesta temporada, a fruta está com um shelf life bastante satisfatório, permitindo um maior armazenamento nos próximos meses.

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Contratos futuros do cacau caem quase 10% na semana
Mamão/Cepea: Abril fecha com queda nas cotações do havaí
Cenoura/Cepea: Desafios na qualidade: preços ficam estáveis em MG, apesar da oferta limitada
Manga/Cepea: Após queda expressiva, preço da tommy mais que dobra na semana
Evento com participação do Mapa propõe debate sobre estratégias para reforçar inovação e sustentabilidade no cultivo do cacau