Maçã: Sem merenda escolar, escoamento é afetado

Publicado em 03/04/2020 16:50

A demanda por maçãs se desacelerou um pouco nesta semana (30/03 a 03/04). Mesmo diante desse cenário, o controle da oferta por parte dos classificadores sustentou as cotações. De acordo com agentes, uma boa procura tem sido observada apenas por frutas de categoria 1 e de calibres médios e graúdos. As maiores dificuldades no escoamento são da categoria 3 miúda (com destaque para os tamanhos 180, 198 e 220), em função da suspensão de compras da merenda escolar, das cozinhas industriais e da redução na comercialização de feirantes.

Esse impacto na venda, por sua vez, foi mais evidente para a fuji, que está em plena colheita. Na média das regiões classificadoras, a fuji calibre 165 Cat 3 foi comercializada a R$ 41,00/cx de 18 kg, redução de 3% frente à semana passada. Para a semana que vem, a tendência é de que os preços da gala se estabilizem, o que para a fuji só deve ocorrer com o encerramento da colheita, ou seja, a partir da segunda quinzena de maio. Diante das incertezas, muitas classificadoras têm optado por “segurar” a oferta a fim de manter as cotações atrativas, o que só é possível devido ao fato de que a maçã não é um produto tão perecível quanto outras frutas – vale lembrar que, nesta temporada, a fruta está com um shelf life bastante satisfatório, permitindo um maior armazenamento nos próximos meses.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário