Melancia: Fruta se valoriza em SP, mas cai na BA

Publicado em 03/04/2020 16:53

Após a queda na semana passada, as cotações da melancia tiveram forte alta em Marília/Oscar Bressane e Itápolis (SP) nesta semana (30/03 a 03/04), mas registrou novo recuo em Teixeira de Freitas (BA). Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, a comercialização foi melhor em ambas as praças, devido ao clima mais quente e ao cenário de oferta controlada. Vale ressaltar que, em Teixeira de Freitas, nem todos os produtores têm frutas graúdas, visto que a safra já está próxima da finalização.

A melancia graúda (>12 kg) foi cotada a R$ 0,69/kg em SP, aumento de 60% frente à semana passada; na Bahia, a de mesmo calibre foi comercializada a R$ 0,47/kg – valor 12,8% inferior no mesmo comparativo. Para os próximos dias, as atividades de colheita devem começar a se intensificar em Itápolis, mas a redução no ritmo das atividades na Bahia e em Marília/Oscar Bressane pode equilibrar a oferta. Assim, as cotações devem depender do escoamento (que não está aquecido, devido aos impactos do coronavírus).

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Contratos futuros do cacau caem quase 10% na semana
Mamão/Cepea: Abril fecha com queda nas cotações do havaí
Cenoura/Cepea: Desafios na qualidade: preços ficam estáveis em MG, apesar da oferta limitada
Manga/Cepea: Após queda expressiva, preço da tommy mais que dobra na semana
Evento com participação do Mapa propõe debate sobre estratégias para reforçar inovação e sustentabilidade no cultivo do cacau